Desenho de Observação segundo a ciência

De acordo com Nakata (2011), o designer que domina o desenho possui uma percepção visual mais desenvolvida e terá “controle sobre as suas criações, articulando as suas ideias visuais, desenhando-as com as formas e proporções corretas”. Saber desenhar é, antes de tudo, saber observar (NAKATA, 2011; EDWARDS, 2002). O ofício do desenho demanda uma atividade intensa não só das mãos, mas também dos olhos do artista. Estudos indicam que desenhistas experientes produzem cópias exatas de referências fotográficas, enquanto desenhistas novatos produzem cópias imprecisas na escala, nas proporções e nas formas do desenho, devido a uma capacidade de observação menos desenvolvida (TCHALENKO, 2009; COHEN, 2005). Desenhistas de retratos, por exemplo, apresentaram uma capacidade de discriminação perceptiva visual mais refinada de imagens de rostos, quando comparados ao grupo de controle (DEVUE, 2016). A precisão do desenho realista, por sua vez, está relacionada não só às habilidades de discriminação perceptiva, mas também à frequência com que os olhos se movem.

O mais importante para o desenho são os olhos e o olhar. Os olhos realizam movimentos mecânicos de vai e volta enquanto o olhar seleciona o que é importante ser observado.

Tchalenko (2009) demonstrou em seu estudo que desenhistas novatos consultam a referência fotográfica por longos períodos e, em seguida, executam traços sucessivos sem fazer novas consultas, o que acaba gerando imprecisões. Já os desenhistas experientes movimentam os olhos repetidas vezes entre a referência e o desenho. Produzem traços breves e curtos para rapidamente voltarem a consultar a referência. Por utilizarem a memória de trabalho visuoespacial de curto prazo, preservam todos os detalhes e nuances da referência, resultando em um traçado mais preciso (TCHALENKO, 2009).

Isto pode ser observado na Figura 16, que descreve o movimento dos olhos registrados por um eye-tracker, onde os pontos A, B, C e D foram desenhados por um desenhista experiente com base nos pontos a, b, c e d da referência, à esquerda.